Branco de Campo?
- Reginaldo Torrez (Supervisor de Laboratório).
- 12 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Gostaríamos de agradecer a SOLUTECH Comércio e Serviços de Análises Químicas Ltda. por sua participação neste artigo.
O Branco de campo é um amostrador idêntico aos que serão utilizados para as coletas das amostras de campo, deve ser aberto e fechado imediatamente sem exposição ao ar ou passagem de ar com auxílio de bomba, são recomendados nas metodologias HSE, OSHA, NIOSH e EPA.
Tem com o finalidade o controle sobre o manuseio das amostras, certificando assim que não ocorreu nenhuma contaminação durante o acondicionamento, transporte, estocagem ou ainda durante o processo analítico do laboratório, auxilia a tomar decisões caso a contaminação seja confirmada, entre elas repetir a coleta, lembrando que uma vez confirmada, muito provavelmente as amostras também estarão, desta forma as amostras estarão invalidadas, sendo necessário portanto repetir a coleta.
Basta abrir e fechar imediatamente um amostrador idêntico (de mesmo lote) ao utilizado para as amostras, identifica-lo apropriadamente e solicitar as mesmas análises das amostras reais, deve constituir pelo menos um para cada lote de amostras. Caso as coletas sejam realizadas em uma mesma empresa porém em locais distintos é recomendável que o branco seja feito no primeiro local amostrado.
O Branco de campo é uma segurança adicional para quem executa as amostragens, pois no caso de contaminações, caso não tenha sido realizado, não permite confiança total no trabalho, sua falta não significa uma “irregularidade” porém a interpretação é de quem está avaliando o trabalho.
Por fim, branco de campo deve ser visto como uma ferramenta importante que auxiliará o responsável pelas coletas verificar a possibilidade de contaminação das amostras e dessa forma resguardar a qualidade da avaliação.
Comentarios