top of page

(21) 996226998

(21) 99368-2940

Seu email será mantido em sigilo. Nós não enviamos spam.
Cadastre gratuitamente seu e-mail e receba o melhor conteúdo sobre Segurança e Saúde!

Um brinde ao verdadeiro Natal...

  • Foto do escritor: Victor Costa
    Victor Costa
  • 23 de dez. de 2015
  • 4 min de leitura

Cartão de Natal

Meus amigos prevencionistas,


Diante de tudo do verdadeiro bombardeio de informações negativas que recebemos diariamente, diversas vezes nos perguntamos será que não podemos fazer nada, ou se é que devemos nos preocupar com um país que não tem mais jeito. Muitos colocam a culpa nos políticos, outros na própria população, outros vão até o passado e justificam nossos problemas na colonização.


Muitos trabalhadores perderam seus empregos e aqueles que ainda labutam não sabem se serão remunerados. Onde eram empresas hoje placas de aluga-se ou vende-se, onde era referência de oferta, hoje é quase um deserto de oportunidades. A dúvida caiu sobre quem sobre sempre teve como certo o boi na sombra.

Nestes tempos onde a palavra ‘CRISE’ é quase uma onomatopeia. Usa-se até no jardim de infância, para justifica a substituição do recheado pelo biscoito maisena.


Mais não quero gastar meu português restrito com um assunto tão amplo e complexo, afinal estamos economizando tudo, tudo mesmo.


Bem mais diante de tamanha lamúria e falta de perspectiva gostaria a convidá-los nesta noite de NATAL a brindar a VIDA!


Esqueça se um minuto de qualquer tipo de adjetivo ou sentimento. Erga as taças de cristal, copos de plástico ou mesmos as garrafas da prateleira da geladeira. Vamos simplesmente brindar a VIDA. Sem interessar se é boa ou ruim, se é triste ou alegre, se é justa ou madrasta.


Peço que vocês por trinta segundos esqueçam se das contas para pagar, do cheque para o final do mês, da prestação do carro, da dispensa quase vazia, da falta de perspectiva, da ausência do contracheque, do leite das crianças. Por mais difícil é dura que seja a realidade peço que vocês esvaziem a cabeça, pensasse na coisa mais alegre que você já teve a oportunidade de viver e BRINDE A VIDA! Lembre-se de quando você se pegou seu diploma, ou quando você entrou na faculdade, de quando você deu seu primeiro beijo, ou quando conheceu o amor da sua vida. Busque na memória quando descobriu que ia ser pai, ou quando sentiu o primeiro chute na barriga, quando viu seu filho pela primeira vez ou quando viu ele se formar.


Então amigos! Acharam esse momento? Foi muito difícil?


Agora mais uma vez BRINDE A VIDA e beba como se fosse seu último gole, use seu fôlego e permita que cada gota toque sua garganta de maneira súbita e sem descanso.


Agora respire bem fundo! Lentamente deixe que seus problemas e seus conflitos voltem à tona, que sua agonia graceje seu espírito e que seu sono seja apenas uma saudade. Permita que seu desespero silencie seu altruísmo e que seus sonhos sejam apenas lembranças daquilo que um dia você quis ser.


Difícil essa realidade?


Amigos, possibilidade de ser, ter e sofrer só é possível porque existimos! A vida nos possibilita experiências boas ou ruins. E se aproveitando da máxima de Descartes se Penso, logo Existo, o que penso certamente deve impactar na minha existência.


Sendo assim gostaria de deixar algumas palavras a serem riscadas de nosso vocabulário e outras a qual devemos reforçar.


Diga não ao pessimismo, semeie à ESPERANÇA acima de tudo. Enobreça as qualidades para além dos defeitos, mais não permita que as imperfeições se tornem um conjunto de erros sucessivos. Não faça dos seus tombos, intermináveis derrotas, aproveite-se de cada poeira no rosto para construir tijolo a tijolo sua próxima VITÓRIA.


Esqueça o medo. Medo de errar, medo de fazer, medo de ousar, medo de ser você mesmo. Medo de assumir, medo de pedir ajuda, de contar com os outros, de ser humilde aponto de dizer não sei.


Tenha sim, cautela e RESPONSABILIDADE. Apreço por trabalhar de forma correta e distinta, honrando nossas propostas e nosso nome.


Lute contra a PREGUIÇA. Não enverede se pelos caminhos da INDOLÊNCIA, não fique sentado assistindo a banda passar.


Corra. Vá atrás da banda. E se ainda puder, alcance um instrumento para poder participar.


Não enxergue obstáculos, faça deles seus degraus. Andanças, corridas, caminhadas em sol a pino, desgastam mais compensam.


Noites mal dormidas, pálpebras pesadas. Ás vezes acordar cedo, é pior que pesadelo, mais infelizmente se faz necessário.


Abdique á mentira. Suas pernas curtas dificultam nossa caminhada lado á lado, atrasa nossos compromissos, e jamais permite que você alcance à última prateleira, o SUCESSO.


Por mais que encontramos escadarias para fazer com que as pernas curtas da mentira ganhem às estâncias do bom êxito, essas escadas nunca apresentam material resistente ao tempo. A ferrugem e os cupins devoram como a velocidade da areia no vento.


Assuma seus ERROS, mas não faça deles DESCULPAS. Entregue se de maneira una com sua HONESTIDADE.


Coloque em desuso a DISCÓRIDA. Seus colegas de trabalho, seus parentes, seus mais próximos são sua FAMÍLIA, querendo ou não.


Nosso maior tempo, nosso maior convívio, nossos maiores aprendizados, acontecem com eles. Por mais que laços consanguíneos não trazem na bagagem RESPEITO, ADMIRAÇÃO e COMPANHEIRISMO devem prevalecer ao mau humor, ao dia ruim e a INDIVIDUALIDADE. Devemos sempre alcançar conclusões em comum acordo, somos uma EQUIPE.


E às vezes, por mais que pareçamos dispersos uns dos outros, devemos procurar nos encontrar. Não é através da critica excessiva, e da DESANIMAÇÃO que se constroem novos caminhos. Devemos encontrar o melhor de nós a cada dia, e não deixar perder ás rédeas de nossos próprios antolhos.


Deixe para trás JULGAMENTO, PRECONCEITO OU ARROGÂNCIA, tenha como premissa a JUSTIÇA, a TOLERÂNCIA e HUMILDADE.

Mais jamais permita que confundam suas qualidades com FRAQUEZAS. Aja sempre com FIRMEZA e ATITUDE, lembrando que a VIOLÊNCIA não demonstra FORÇA.


Por fim amigos gostaria de convidá-los a ver a vida com outros olhos ou ao menos aprimorar o que já fazem com tanta maestria. Esperamos sinceramente que esta noite de NATAL seja reflexão, de celebração e um momento único de paz consigo e com seus entes queridos, desejemos que mais que comer, beber e presentear, pois sabemos que se você for tocado pelo verdadeiro espírito de NATAL, temos a certeza que sua vida jamais será a mesma.

Linhas da Vida

 
 
 

Comments


Copyright © 2016 

 Victor Costa - Soluções em Segurança do Trabalho

Todos os direitos reservados

bottom of page