top of page

(21) 996226998

(21) 99368-2940

Seu email será mantido em sigilo. Nós não enviamos spam.
Cadastre gratuitamente seu e-mail e receba o melhor conteúdo sobre Segurança e Saúde!

Como ter uma CIPA eficiente: 3 Passos infalíveis

  • Nestor W. Neto
  • 28 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

Faaaaaaala prevencionista, tudo bem?

Sou o Nestor W Neto do site Segurança do Trabalhonwn.


Estamos aqui no site do nosso amigo Victor Costa, estou pela primeira vez enviando um artigo para o site dele.E para começar, te darei 3 dicas quentes sobre como ter uma CIPA mais eficiente na sua empresa.

Sabemos que ter uma CIPA eficiente é um grande desafio em qualquer gestão de segurança do trabalho, em qualquer empresa.


As pessoas hoje estão muito individualistas, mas nem por isso a gente precisa abrir mão de ter uma CIPA eficiente.


RELEVÂNCIA DA CIPA


Toda pessoa quer fazer algo relevante na vida. E se você mostrar que a CIPA é uma forma de fazer algo relevante.Algo que trará satisfação pessoal e ainda vai trazer reconhecimento na empresa. Se você mostrar isso a pessoa, fatalmente ela vai querer participar da CIPA e vai querer dar o melhor para a CIPA para impressionar a empresa.


Então vamos às três dicas:


1 - NÃO FALE SOBRE ESTABILIDADE


Durante o processo eleitoral da CIPA é comum o profissional de segurança na ânsia por buscar candidatos acabar falando que uma das vantagens de participar da CIPA é a estabilidade.


E aí depois para essa CIPA ele atrai um monte de gente que só quer estabilidade, que não quer trabalhar e, consequentemente tem uma CIPA ineficiente e depois ainda fala que os cipeiros são desinteressados.


Na verdade o erro começou lá no início quando você falou em estabilidade durante o processo eleitoral como sendo uma vantagem de participar da CIPA. Dessa forma você atraiu um monte de parasitas, e na verdade, não é isso que você quer, não é?


Portanto, esqueça a estabilidade durante o processo eleitoral da CIPA, não fale sobre estabilidade. Estabilidade não é vantagem para participar da CIPA, não é vantagem pessoal, é apenas uma ferramenta que os cipeiros têm contra as represarias do empregador. E isso fica muito observando a NR 5, o artigo 165, e principalmente a Súmula do TST n° 339 que diz:


II - A estabilidade provisória do cipeiro não constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razão de ser quando em atividade a empresa.


2 - DEIXE CLARO QUE A CIPA NÃO É UM PASSEIO NO PARQUE


Isso mesmo deixe claro para os seus cipeiros que eles terão que trabalhar que é justamente por isso que a CIPA é feita durante o horário de trabalho.


Justamente por que a CIPA é uma extensão do trabalho do empregado ela não é um horário de descanso, se fosse assim seria feita em horário de folga, de férias...


CIPA é uma extensão do trabalho e o cipeiro tem que entender isso.


3 - METAS


Como diria o gato no filme da Alice no país das maravilhas, “para quem não sabe aonde ir qualquer caminho serve”, como você quer ter uma CIPA eficiente se a mesma não tem metas?


A CIPA tem que ter metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais as metas precisam ser SMART:


  • eSpecífica: Um objetivo, um alvo claro a ser alcançado.

  • Mensurável: Tem que ser algo que dá para medir, para quantificar, para mensurar.

  • Alcançável: Algo que dê para ser alcançado com o trabalho da CIPA. Um exemplo: Se a empresa tem média de 300 acidentes de trabalho entre leves e graves por ano, uma meta irrealista seria zerar os acidentes em um ano só com o trabalho da CIPA. Por melhor que seja a gestão de SST de uma empresa dificilmente ela chegará ao “zero acidentes”. Na maioria dos casoso “zero acidentes” é feito maquiando números de acidentes ocorridos.

  • Relevante: Tem que ser algo importante. Ainda no exemplo dos 300 acidentes, irrelevante seria, ter como meta diminuir de 300 para 299 acidentes ao ano de média.

  • Temporal: Tem que ter data de início e conclusão.


A meta específica é como uma luz direcionando os passos e os esforços das pessoas envolvidas.


Somente com metas específicas o cipeiro entenderá exatamente como fazer, quando fazer, quem fará e aonde chegará. Essa clareza é fundamental para colher os resultados esperados.


BÔNUS - ACOMPANHAR

Você conhece o livro do Nestor?


Você ajudou a CIPA a criar as metas, é importante também ajudar a CIPA na implementação, nem que seja com o apoio moral, afinal, a CIPA precisa ter vida própria.


Lembre-se de uma coisa importante, o cipeiro não é um profissional de segurança do trabalho, o profissional geralmente é você!


Você precisa pegar na mão dos cipeiros e ajudar, observar suas eventuais necessidades (como diz a NR 4.12, letra “e”) treinar e acompanhar.


Um dos grandes erros dos gestores de CIPA é que eles pensam que o cuidado com a CIPA termina na hora do treinamento:


-Treinei minha CIPA, que legal! Agora o trabalho terminou.


Não preciso mais cuidar, olhar nem mesmo acompanhar...

E aí de novo, reclama que a CIPA é ineficiente, é claro que eles vão ser ineficientes!Eles foram contratados para trabalhar e gerar produção!


De repente em um dia de trabalho qualquer eles ficam sabendo de uma tal de CIPA. Alguns resolvem participar. Alguns serão eleitos e outros indicados. E aí o profissional de segurança os coloca numa sala dá um treinamento de 20 horas. Muitos deles fazem o curso em 8 horas o que é um milagre, já vi até treinamento de 20 horas ser ministrado em 4 horas, isso é quase um milagre mesmo (sarcasmo)...


Se a gente soubesse a fórmula mágica para diminuir o tempo de 20 horas para 4 seria realmente muito bom, lembrando que isso pode dar falsidade ideológica.


Ou seja, falsificar o treinamento de 20 horas colocando nele um horário que não é real e colocando no certificado que é 20 horas é errado.


Se você fizer um treinamento de 4 horas com a sua CIPA coloque no certificado que só foram ministradas 4 horas de treinamento, coloque nas atas e assuma que você não cumpriu a norma. Com certeza será bem melhor do que mentir. Se mentir você pode até ser preso (artigo 299 do Código Penal), então assuma o erro e no máximo a sua empresa receberá uma multa.


Lembre-se você é o profissional, eles são amadores alguns bem intencionados e alguns não tão bem intencionados assim. Se você os ajudar, alguns deles certamente darão o melhor de si. Isso te proporcionará tem ajudantes engajados. Deixará te ser a única cabeça pensa segurança do trabalho na empresa. Isso é bom ou não?


Que Deus nos abençoe!

Nestor W Neto

 
 
 

Opmerkingen


Copyright © 2016 

 Victor Costa - Soluções em Segurança do Trabalho

Todos os direitos reservados

bottom of page