Dicas para Evitar a Fadiga ao Volante
- GILSON FONSECA
- 29 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Em fevereiro deste ano nosso amigo Gilson Fonseca nos deu a honra de participar de nosso Blog com o artigo Fadiga & Direção - Risco Iminente.
Hoje ele está trazendo dicas fundamentais para evitar fadiga ao volante. Aproveitem essas dicas para treinamentos, DDS (Diálogo Diário de Segurança) e palestras. Todas elas são fruto de mais dos 20 anos de experiência de nosso amigo atuando na área de transportes.
Clique aqui para ler o artigo Fadiga & Direção - Risco Iminente.
Pare a cada duas horas
O motorista deve fazer uma parada a cada duas horas, para alongar o corpo e comer alguma coisa. Além disso, o condutor tire um cochilo a cada quatro horas - principalmente se a jornada for durar mais de nove. Se houver cama na cabine do caminhão, basta estacionar em um local seguro e arejado, evitando a luz direta do sol. Caso contrário, o ideal é buscar um lugar próprio para descanso, pois a poltrona não é ergonomicamente adequada para cochilos.
Durma bem, em locais escuros.
Horas de sono são preciosas. Quanto melhor você dormir, maiores são as chances de se manter atento na estrada. Em caso de jornadas diurnas, o ideal é dormir bem à noite. Locais escuros e silenciosos melhoram a qualidade do sono. Sono superficial não restaura muito bem o físico e o mental. Depois de duas ou três horas, motorista vai sentir o cansaço, e o sono vai bater.
Prepare-se para viagens à noite
Viagens que começam após as 20h requerem uma preparação especial. Deve-se dormir um sono diurno de, no mínimo, cinco horas e acordar até uma hora antes de pegar a estrada.
Viaje poucas horas depois de acordar
Quanto maior for o tempo desde que você está acordado, maior será a pressão do sono. É aconselhável iniciar uma viagem poucas horas depois de ter despertado, pois a pressão será menor. Entre 10 e 15 horas sem dormir, essa fadiga já está em um nível médio. Acima disso, a pressão é muito alta, oferecendo risco à direção. Se a viagem for noturna, o relógio biológico também interfere e aumenta o cansaço, uma vez que o organismo está habituado a dormir à noite.
Evite bebidas e cigarros
Ingerir bebidas alcoólicas, além de ser proibido para quem conduz, diminui a atenção e o reflexo do motorista. O uso de cigarros também não é recomendado. Macetes como beber café, mascar chicletes ou aumentar o volume do som são paliativos que duram por pouco tempo.
Fuja dos horários de menor alerta
Há dois momentos do dia,em que é mais arriscado dirigir. E não depende só da ingestão de alimentos pesados e calóricos - embora isso também contribua para a sonolência. Entre 12h e 14h, e entre 20h e 5h, o organismo está com os níveis de alerta mais baixos, o que pode aumentar as chances de acidentes na estrada. O melhor, então, é evitar dirigir nesses horários, utilizando-os para descansar e renovar as energias até seguir viagem.
Fontes: Volvo do Brasil – Quatro Rodas – Instituto do Sono – Anotações Pessoais
Comentários